Eu li: Lisbela e o Prisioneiro (Literatura Nacional)

15:21


O livro é narrado como uma peça,contendo diversos personagens principais. Lisbela,filha do Tenente Guedes,é uma menina doce e sonhadora,que ama assistir a filmes românticos.Ela estava para casar com um dos homens mais cobiçados,por sua inteligência e beleza,Dr. Noêmio,advogado carioca que possui o ego maior que tudo.Porém,ao longo da história,Lisbela se apaixona por Leléu,um prisioneiro trambiqueiro,que foi preso injustamente,mas que está sobre jura de morte do maior assassino da região,Frederico,também chamado de Vela de Libra (segundo ele,porque acendia uma vela a cada cristão que matava.Ele quer matar Leléu por pedido do noivo de Lisbela,que já se considera corno antes do casamento.Leléu é preso por ficar com Lisbela sem ser o seu noivo,já que a mesma era de menor.Frederico Evandro vai matá-lo,e a partir daí várias confusões acontecem.

SPOILER - SPOILER - SPOILER

1 - Quando vai matar Leléu,Frederico morre,e todos pensam que foi Lisbela quem matou,mas na verdade,ele morreu de susto;

2 - Apesar das confusões,Leléu e Lisbela fogem juntos,e permanecem juntos até o fim do livro;

3 - Outros personagens tem papel importantíssimo para que o desfecho da história ocorra,mas eu resolvi não entrar em detalhes,senão a resenha iria ficar muito extensa.


Frases (* = favoritas)

“A morte é um cobrador muito sério, não dá documento, mas só cobra uma vez.”

"Lisbela:Eu passei a noite toda tentando decidir o meu destino e eu sabia que ele já estava traçado. Era como sacudir uma moeda pra cima e ver ela caindo sempre do mesmo lado; como apostar numa roleta viciada, que toda vez para no mesmo número. Como um baralho de cartas marcadas...
Douglas:Que papo é esse? Que baralho? Que roleta?
Lisbela:É a roleta do amor, e você perdeu, Douglas.
Douglas:Perdi o quê se eu nem joguei?
Lisbela:Pois é. Você nem jogou... e Leléu apostou todas as fichas." *

“Lembrar do passado é sofrer duas vezes.”

“O amor me chamou pra um outro lado e eu fui atrás dele. Eu pensei que se eu não fosse, a minha vida inteira ia ser assim. Vida de tristeza, vida de quem quis de corpo e alma e mesmo assim não fez. Daí eu fui. Eu fui e vou, toda vez que o amor me chamar, vocês entendem? Como um cachorrinho, mas coroada como uma rainha.” *

“Vai, porque o amor é livre, e te prender nunca foi minha intenção.”

“Sempre gostei de todas de uma vez só, mas é a primeira vez que gosto de uma pra sempre.”

"A senhora é doce, como a chuva de caju, que cai de repente no calor mais duro de novembro, linda como o vento num pasto bem grande, a senhora é pra mim, a bandeira Brasileira, uma bandeira bem grande, e eu sou o mastro pra senhora." *

"O amor é um precipício. A gente se joga, e reza pro chão nunca chegar..O amor é um precipício, quando pensa que está voando já pode estar caindo.” *

“— Quando a gente ama uma pessoa, o que a gente mais quer nesse mundo?
— Ah! É ficar bem juntinho…” *


“Não devia lhe dizer, mas tô me derretendo toda por você. Coração mole, pernas bambas, mão molhada… Chega a fazer medo!” *



(Leléu e Lisbela)

Trilha Sonora do filme (simplesmente maravilhosa!) *

“Moça donzela, mulher, dama, ilusão

Na minha vida tudo vira brincadeira
A matina é verdadeira, domingo e televisão
Eu quero um beijo de cinema americano
Fechar os olhos fugir do perigo
Matar bandido, prender ladrão
A minha vida vai virar novela”
- Lisbela, por Los Hermanos.


“Não é coisa de momento
Raiva passageira
Mania que dá e passa
Feito brincadeira
O amor deixa marcas que não dá para apagar” 
- Elza Soares


“Agora, que faço eu da vida sem você? 
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho”
- Você não me ensinou a te esquecer,por Caetano Veloso


O que eu mais amei no livro/filme foram as frases e as personalidades de cada personagem.Eu que sou suspeita pra falar de filmes e livros nacionais,porque eu amo,ainda mais literatura nacional,que abrange toda a cultura brasileira e seus costumes,além de se passar na região nordeste,em que o sotaque é destacado até nas falas do livro.Impossível não se apaixonar!












 

Espero que tenham gostado do livro assim como eu amei!
Até amanhã,gente ♥
(edições das fotos: Pixlr Express)

You Might Also Like

0 comentários